Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

SEGUNDO SESAB, 178 CASOS SUSPEITOS DA VARÍOLA DOS MACACOS SEGUEM EM ANÁLISE

Na Bahia, dados atualizados até às 16 horas de 09/08/2022, registram a notificação de 292 casos de Monkeypox, que estão subdivididos em

75 municípios. Destes, 94 foram descartados, 178 são casos suspeitos aguardando diagnóstico laboratorial. Sendo que, o estado está com 20 casos confirmados (19 por laboratório e 1 caso provável).

Ressalta-se que os casos confirmados são residentes dos municípios: Salvador (13 casos), Santo Antonio de Jesus (02 casos), Cairú (01 caso), Conceição do Jacuípe (01 caso), Mutuípe (01 caso)e Ilhéus (01 caso), com predomínio do sexo masculino (18 casos) e faixa etária variando entre 02 meses e 45 anos de idade. Quanto aos sinais e sintomas apresentados, foram referidos na maioria dos casos: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaléia e dor nas costas.

Em relação às notificações, foi intensificado a sensibilização das vigilâncias para que fossem realizadas via RedCap, que é o formulário de coleta oficial do Ministério da Saúde, com o preenchimento do link https://redcap.saude.gov.br/surveys/?s=ER7Y39373K porém afim de permitir maior capilaridade de captação de casos suspeitos da doença, o Cievs/Bahia acompanha as notificações feitas pelos canais de comunicação existentes, tendo em vista a necessidade de notificação imediata, em até 24 horas, para oportuna ação na contenção do risco como isolamento dos suspeitos e confirmados e demais medidas que se façam necessárias.

AÇÕES REALIZADAS

Quanto às ações realizadas pelo CIEVS, foram elaborados comunicados de risco, formulário virtual para notificação, apresentação do Evento de Saúde Pública no Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública e webpalestra com infectologista, Nota Técnica 01/2022 Conjunta com orientações sobre vigilância de Monkeypox, participação de reuniões semanais da Sala de situação do MS/Cievs, bem como a articulação das aéreas técnicas da vigilância em Saúde e rede Cievs Regional e Municipal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.