Movimenta Bahia
CVR
diabetes
Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

SEMINÁRIO ABORDA DIVERSIDADE E PRÁTICA INCLUSIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ILHÉUS

Visando uma educação para todos e uma sociedade inclusiva, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu na quinta-feira (17) o Seminário de Diversidade e Inclusão. As atividades, direcionadas aos professores que atuam na rede municipal de ensino, aconteceram no auditório do Centro Administrativo da Conquista. Já as oficinas simultâneas foram realizadas na Escola Adventista, no período da tarde.

Sob o tema “Conexões entre os saberes docentes e a prática inclusiva”, o Seminário discutiu estratégias pedagógicas e metodológicas no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. No período da manhã, a mesa de abertura contou com a presença de representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE) e da União Brasileira das Mulheres (UBM).

Na oportunidade, os profissionais puderam prestigiar uma orquestra de percussão apresentada pelos estudantes da Escola Municipal de Santo Antônio, com materiais utilizados no dia a dia das crianças e dos adolescentes, como garrafas PET, latas e materiais metálicos.

“Quando a gente insere essa criança em um mundo de reflexões, com conexões entre o diverso e a inclusão, a gente está moldando futuros cidadãos. Eu defendo muito o espaço escolar como o local de discussões, conexões e interações, para que a prática docente se torne viável e alcance toda a comunidade”, frisou Cristiane Venturin, chefe de Divisão Pedagógica da Seduc.

O evento contou com workshops e minicursos, com abordando os seguintes temas: “Por uma escola antirracista: escritoras negras”; “Transtorno do espectro autista”; “Superar barreiras para garantir inclusão: deficiência intelectual e múltipla”; “Introdução à Língua Brasileira de Sinais” e “História e Cultura Indígena: ultrapassando os limites do 19 de abril”.

A mesa trabalhou os temas com as psicólogas Elionai Soares, Marisa Batista e Aline Oliveira, coordenadora de Inclusão da Seduc.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.