Plansul
uruçuca novo
Emasa
Cerveja Je assunção
Buerarema
Ieprol

SETEMBRO AMARELO: A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE MENTAL DA CRIANÇA E DOS ADOLESCENTES

Por Aline Barros*

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que, no mundo, a depressão entre crianças na faixa dos 6 aos 12 anos saltou de 4,5% para 8% na última década. O crescimento alarmante leva à outra consequência: o aumento dos suicídios. Informações da Secretaria de Gestão de Trabalho e de Educação na Saúde do Ministério da Saúde revelam que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens brasileiros de 15 a 24 anos de idade.

A Psicóloga Aline Barros, com foco no autismo, relata que crianças e adolescentes já passam por um processo de mudança natural, que causa diversas alterações comportamentais, quando isso acontece atrelado ao sofrimento psicológico que são causados pelos traumas de violência física e verbal, abuso sexual, abandono dos pais ou cuidadores, solidão, falta de afeto, fome, excesso de cobrança e excesso de atividade, bullying, baixa autoestima, frustações, excesso de tempo frente a eletrônicos, todos esses acontecimentos vai deixar sua saúde emocional fragilizada.

’’Ao contrário que muitos pensam, crianças e adolescentes passam por sofrimento psicológico e precisam aprender a lidar com essa demanda. Por isso, é importante ter um olhar atento para qualquer mudança brusca no comportamento, deve sempre observar os tipos de postagens nas redes socias que muitas vezes são postagens tristes, algumas vezes com sinais de despedida ou de pedido de ajuda, alteração no humor, isolamento dos colegas, excesso de choro, irritabilidade, agressividades. Quando se percebe algum tipo de alteração nos comportamentos do dia a dia da criança e do adolescente, é importantíssimo que acolha essa criança ou adolescente, e busque apoio de um profissional de psicologia para que vocês possam passar por esse momento juntos’’, comenta a Psicóloga.

*Psicóloga Aline Barros- Atendimento com foco no Transtorno do Espectro Autista
Telefone: (73) 98821-9717
Instagram: psicologa_aline_barros
e-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.