FICC
Shopping
CVR
diabetes
Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS E UESC ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

No último dia 10 de outubro foi assinado o termo de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) que tem como objetivo promover a cooperação científica, técnica, artística e cultural entre as partes contribuindo e ampliando as ações do Núcleo de Artes da UESC (NAU) e do Projeto Extensão Difusão da Astronomia no Sul da Bahia, além de propiciar atividades no âmbito da cultura com a comunidade acadêmica e regional por meio de ações de formação, mobilização e mediação com mútuo apoio institucional e a troca de informações e transferência de conhecimentos científicos, técnicos, artísticos e culturais.

Atualmente, o TPI é mantido pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, com o intuito de viabilizar projeto do coletivo teatral junto ao Fundo de Cultura que prevê a realização de apresentações, debates, cursos, mediação de público e a montagem de um espetáculo por ano. A partir da realização da parceria com a UESC as referidas atividades estabelecidas por este convênio com a Secretaria de Cultura da Bahia serão realizadas em conjunto e por meio de ações vinculadas ao Núcleo de Artes da UESC e ao Observatório Astronômico da UESC, que integram as metas do plano de trabalho proposto no referido Termo de Cooperação Técnica.

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) é uma instituição cultural independente fundada em 1995 pelo ator, dramaturgo e diretor teatral Équio Reis e durante os últimos 27 anos realizou dezenas de montagens e intervenções artísticas em diversas comunidades e cidades no Brasil. Desde sua fundação, o Teatro Popular de Ilhéus tem buscado alternativas para a construção de sua sede própria. Entre 2013 e 2021 o grupo teve como sede a Tenda Teatro Popular de Ilhéus, um circo montado na Avenida Soares Lopes. Com a queda da Tenda após uma tempestade pluvial, a instituição recebeu em doação um terreno no bairro do Pontal onde funcionava o antigo Clube Social do Pontal.

Enquanto o projeto e obras para a instalação da nova casa teatral estão em andamento, o grupo necessita dar continuidade às suas atividades, agora abrigado na instituição universitária estadual. Difusor da arte, cultura e cidadania o TPI é também importante vetor na geração de renda e recursos para a economia criativa contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da sociedade. Para tanto, a cooperação entre UESC e TPI é fundamental para a manutenção de um trabalho que tem reverberado positivamente o teatro da região para o Brasil e o mundo.

1 comentário
  1. […] post TEATRO POPULAR DE ILHÉUS E UESC ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA apareceu primeiro em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.