Cerveja Je assunção
uruçuca novo
Buerarema
Colégio Jorge amado
Plansul
Ieprol

TRABALHO, CONHECIMENTO E GOVERNANÇA MARCARAM O LANÇAMENTO DO ATER PARA TODOS EM JUSSARI

Nesta segunda-feira (05), o município de Jussari-BA foi palco do lançamento do ATER para Todos. Um programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, que tem como objetivo incentivar a agricultura oferecendo assistência técnica e treinamento para os agricultores.

Para o Presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Prefeito de Jussari Antônio Valete a agricultura é o caminho para a retomada do crescimento econômico local e regional. “A agricultura tem um grande potencial para a geração de emprego e renda tão escassos em nossa região, temos terras agricultáveis, temos mão de obra, temos água em abundância, por isso estamos oferecendo assistência técnica qualificada para que nossos agricultores saiam do papel de extrativistas e sejam atores de transformação regional através da agricultura”, ressaltou Valete.

De acordo com o palestrante e pesquisador da CEPLAC Ivan Costa só o trabalho transformará a região “Não existe mais espaço para o chamado: PLANTA E COE. Temos conhecimento, temos terras agricultáveis, mas precisamos trabalhar na terra o tempo inteiro, adubação, irrigação, polinização, não dá para o agricultor ir à roça de cacau apenas para roçar uma vez por ano e na época da colheita, e querer ter alta produtividade e lucratividade, nós temos o conhecimento necessário e estamos dispostos a ajudar, mas precisamos que os agricultores se apropriem desse desejo de trabalhar a terra durante o ano inteiro”, salientou o pesquisador.

Organizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Jussari, que tem como Secretário Luciano Cordeiro, o evento contou com o apoio do CIMA, CEPLAC, Biofábrica, Instituto do Chocolate, Bahia ATER e com a participação do Prefeito de Camacan Paulo do Gás, dos Secretários de Agricultura de Ibirapitanga, Camacan, Ibirataia, Secretariado de Jussari, Associações de Agricultores, Empresários e ASPLEJ.

Outro momento que marcou o lançamento do ATER para Todos, foi à troca de conhecimento sobre o Programa Produtores de Água já experienciado com sucesso no município de Ibirapitanga e sobre o Pagamento dos Serviços Ambientais, uma importante ferramenta para a preservação ambiental e geração de divisas para os agricultores.

As palestras foram assistidas com entusiasmo por agricultores locais que reascenderam a esperança de voltar a viver do campo e quem sabe deixar para as futuras gerações um legado ainda maior.

O Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural segue sendo ofertado para todos os agricultores do município de Jussari através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.