TVE EXIBE DOCUMENTÁRIO QUE HOMENAGEIA MÃE STELLA DE OXÓSSI
A TVE exibe nesta quarta-feira (30), às 20h, o documentário Estrela Azul – Mãe Stella. O filme é uma homenagem a uma das maiores yalorixás do Brasil, a quinta à frente do Ilê Axé Opô Afonjá, terreiro localizado no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador.
Maria Stella de Azevedo dos Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, foi iniciada no candomblé da Nação Ketu aos 14 anos de idade. Viveu 80 anos dentro do candomblé e exerceu durante grande parte da sua vida o trabalho de Ialorixá à frente do terreiro. Foi primeira mãe de santo a escrever livros sobre a religião, sendo nove publicados.
Em 2013, Mãe Stella foi eleita por unanimidade para ocupar a cadeira de nº 33 na Academia de Letras da Bahia. Recebeu diversas honrarias, entre elas, o título de doutor honoris causa, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e também pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além de outros títulos, como a Comenda Maria Quitéria, a Ordem do Cavaleiro e a Ordem do Mérito.
Produzido pela TVE em 2005, o documentário mostra como foi a vida da sacerdotisa, profunda conhecedora dos cultos e tradições do candomblé, e traz depoimentos de pessoas que conviveram com ela dentro e fora do terreiro, além de personalidades que tiveram a oportunidade de conhecê-la.