Plansul
FICC
CVR
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

TVE EXIBE FILME SOBRE GLAUBER ROCHA NA MOSTRA “O CINEMA DE SILVIO TENDLER”

‘Glauber – O filme, Labirinto do Brasil’ estreia nesta sexta-feira (20), às 22h30, na TVE. O documentário sobre a vida e morte do cineasta baiano faz parte da faixa ‘O Cinema de Silvio Tendler’, que exibirá até o fim do ano outras grandes obras do diretor.

O filme é um tributo à memória de um artista que idealizava um cinema independente e libertário, e traz imagens do enterro, depoimentos de quem acompanhou sua trajetória, seus pensamentos e ideias, como Ferreira Gullar, Arnaldo Jabor, Nelson Pereira dos Santos, Orlando Senna, Paulo César Saraceni, Helena Ignez, José Celso Martinez Corrêa, João Ubaldo Ribeiro e Sylvie Pierre, entre outros.

Para realizar o filme sobre a morte de Glauber Rocha, cineasta que revolucionou o cinema e mais intensamente pensou o Brasil em filmes, escritos e entrevistas, o diretor Silvio Tendler esperou 21 anos, após a família do diretor baiano ceder as imagens históricas do velório e do enterro.

Homenageado no Festival de Cannes (2004) – ‘Hor concours’, o documentário foi premiado no Festival de Cinema de Brasília – 2003 (Melhor filme pelo júri popular e Prêmio da crítica e dos pesquisadores) e no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – 2004 (Melhor produção e Melhor roteiro). ‘Glauber – O Filme, Labirinto do Brasil’, foi exibido também na Mostra do Cinema Brasileiro na América Latina, Festival de Trieste na Itália e Mostra do Amanhã em Roma e Padova, na Itália.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.