O partido Avante protocolou um pedido de impugnação da candidatura do atual prefeito de Ubaitaba, Asclepiades de Almeida Queiroz, mais conhecido por Bêda, nas eleições municipais deste ano. A solicitação foi apresentada à 73ª Zona Eleitoral de Ubaitaba e é fundamentada na rejeição das contas do ex-gestor pelos Tribunais competentes.
No documento, em que o iPolítica teve acesso, o partido argumenta: “A candidatura de Asclepiades é inelegível, pois suas contas dos anos de 2014, 2015 e 2016 foram rejeitadas de forma categórica pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA) e pela Câmara Municipal de Ubaitaba, evidenciando atos dolosos de improbidade administrativa.”
O Avante ressalta que, durante sua gestão entre 2013 e 2016, Asclepiades teria cometido diversas irregularidades, especialmente no que diz respeito à aplicação inadequada de recursos do FUNDEB, além de outras falhas administrativas graves. Mesmo com tentativas de reversão, o ex-prefeito não conseguiu alterar as decisões desfavoráveis das instâncias responsáveis.
Com base na Lei Complementar nº 64/90, que estabelece a inelegibilidade de gestores que tenham suas contas rejeitadas por irregularidades que configuram ato doloso de improbidade administrativa, o Avante busca impedir que Asclepiades concorra às eleições.
A ação segue em tramitação na 73ª Zona Eleitoral de Ubaitaba, e o caso deve ser decisivo para o cenário político do município. Caso a impugnação seja confirmada, o partido Avante poderá retirar um importante adversário da disputa eleitoral.