FICC
Shopping
CVR
diabetes
Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA: UNIDOS PELO DIABETES EM AÇÃO 2022

Há 17 anos, o Mutirão do Diabetes, mobiliza colaboradores, moradores, médicos e instituições no combate ao diabetes. Foram 15 edições que aconteceram no formato tradicional, inspirando mais de 25 cidades espalhadas pelo Brasil a realizarem o evento no mesmo modelo, com o apoio e liderança da ONG Unidos Pelo Diabetes.

Mas desde 2020, com a Pandemia, foi preciso fazer uma adaptação ao novo momento da humanidade, utilizando um modelo de atendimento diferente com protocolos de segurança, triagem, pré-agendamento e ajuda dos órgãos de saúde pública da cidade, trazendo a telemedicina como uma arma para amplificação da atuação em plena pandemia, modelo esse que foi denominado como Unidos Pelo Diabetes em Ação.

Em 2022, o 18º Mutirão também ocorrerá mantendo características trazidas com a pandemia como a telemedicina, pré-agendamento para pelo menos 1300 pacientes da rede pública municipal, e realização do projeto em mais de uma fase, mas agora sim, após 2 anos, também aberto para a comunidade. Em 2022 a temática da campanha será “Da cabeça aos pés”, protagonizada por influencers e artistas regionais, mostrando para o espectador a importância de levar a saúde sério e de maneira integral, fortalecendo a ideia de que o controle e prevenção estão em nossas mãos. Para maior organização e segurança, um CRONOGRAMA 2022 do nosso Novembro Azul, também chamado de UNIDOS PELO DIABETES EM AÇÃO, foi criado:

• LANÇAMENTO DO NOVEMBRO AZUL E CAMPANHA LUZ AZUL: No dia 01/11 ocorre a abertura do Novembro Azul no Auditório do Hospital Beira Rio com autoridades e imprensa da cidade, marcando também o inicio da campanha da Luz Azul, que ilumina marcos de Itabuna com a cor simbólica. Solicitamos o apoio de toda a imprensa para que juntos convidemos a população a fazer parte desta campanha de iluminar a fachada da sua casa ou loja comercial.

• PEDALADA AZUL: Em 06/11/2022 às 7h será realizada a 7a edição da PEDALADA AZUL, um passeio ciclístico para toda a família, voltado à prevenção do Diabetes através da prática de exercícios físicos. São mobilizados os grupos ciclísticos da região além de toda comunidade, que participam com suas bicicletas ornamentadas e vestidos em camisas azuis, com previsão de participação de 1.500 ciclistas.

• MUTIRÃO DO DIABETES (ETAPA 1): Ocorrerá nos dias 17 e 18/11 a primeira Etapa dos atendimentos gratuitos que serão realizados na TERCEIRA VIA HALL, das 8h às 13h, com avaliação de 1000 pacientes diabéticos por dia, uma parte já triados e agendados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os agentes comunitários, outra parte por demanda espontânea até completar as 1.000 vagas / dia. Nesta fase serão feitos os exames do pé e do fundo de olho através da retinografia digital e telemedicina, utilizando de algoritmo de inteligência artificial como recurso de auxílio, sendo os pacientes com retinopatia diabética realizarão o exame presencial de fundo do olho com o médico especialista em retina, e se indicado, tratamento gratuito com fotocoagulação a laser da retina, assim como, os pacientes apresentando pé diabético com alto risco, serão avaliados por equipe da Angiologia / Cirurgia Vascular e equipe de enfermagem especializada. Nossa orientação médica após a realização dos exames, será composta pelas equipes da Atenção Básica de Saúde, conectando os achados clínicos e resultados com a rede pública de saúde. Enfatizamos a presença da Regulação Médica garantindo os exames e tratamento aos pacientes com alterações detectadas que precisem ser conduzidos. Além desses atendimentos médicos gratuitos, ocorrerá também aberto à comunidade para toda a população uma Feira Multidisciplinar educativa com orientações e serviços relacionados ao Diabetes, assim como a realização em torno de 3.000 exames de glicemias capilares para detecção de novos casos de diabetes.

• MUTIRÃO DO DIABETES (ETAPA 2): Os pacientes diagnosticados com retinopatia diabética grave ou pé diabético com sinais de gravidade serão encaminhados para uma segunda Etapa, posteriormente, no Hospital Beira Rio. No Hospital, estes pacientes irão realizar exames laboratoriais de glicemia, creatinina, hemoglobina glicada, colesterol, proteinúria e microalbuminúria, além de exames de retina presenciais com oftalmologistas especialistas, fotocoagulação a laser, avaliação cardiológica com cardiologistas, eletrocardiograma e ecocardiograma; exames com nefrologistas, mas está etapa é EXCLUSIVA para os pacientes triados na primeira etapa apresentando doença ocular grave ou pé de alto risco;

• LIVES PELO INSTAGRAM: Mostrando a capacidade de adaptação da ONG Unidos Pelo Diabetes, buscando sempre orientar os pacientes, serão realizadas duas lives através do Instagram da ONG UNIDOS PELO DIABETES nos dias 03 novembro às 21h e no dia 08 de novembro as 20h, com entrevistas com especialistas de peso nacional da Oftalmologia e Endocrinologia, levando informação sem fronteiras pelas redes sociais;

• PROGRAMA DE TV NA RECORD: O Unidos pelo Diabetes em Ação também contará com o apoio publicitário e cobertura jornalística da Record TV Cabrália em todas as suas ações durante o mês e será realizada uma programação especial do Balanço Geral cobrindo os atendimentos realizados no Mutirão do Diabetes com entradas ao vivo no programa nos dias 17 e 18 de novembro.

• MOVIMENTO CHANGE – REALITY DO EMGRECIMENTO: Durante o mês de novembro, a ONG Unidos pelo Diabetes em Ação, liderada por Rafael Andrade, fará para seus profissionais de saúde e pacientes um Reality de Emagrecimento em parceria com o programa Movimento Change. É um programa de emagrecimento sustentável que já ajudou mais de 1200 pessoas a resgatar a saúde física e mental, eliminando o excesso de peso através da reeducação alimentar, emocional e monitoramento diário e, sem uso de dietas nem cardápios restritivos. Durante 21 dias, os participantes do reality poderão experimentar gratuitamente a metodologia de emagrecimento do Movimento Change e acessar o aplicativo exclusivo GPS do Emagrecimento Verdadeiro, que, por meio do monitoramento diário, auxilia na identificação de necessidades individuais e funciona como um verdadeiro guia na mudança de hábitos.

• CONCURSO TEMÁTICO “UNIDADE DE SAÚDE AZUL”: I Concurso de Decoração das Unidades de Saúde da Família (USF) em alusão ao novembro azul, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a ONG Unidos Pelo Diabetes. A finalidade deste CONCURSO é incentivar as equipes de saúde do município de Itabuna/BA a decorar suas USF, criando um ambiente acolhedor, com o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto a prevenção do diabetes.

• AULÃO AZUL FITNESS: E para fechar o cronograma do NOVEMBRO AZUL 2022, um Aulão Azul Fitness no dia 27/11, já que movimentar o corpo e sair do sedentarismo é um dos grandes passos para o bem-estar, que ocorrerá em palco montado na Praça Rio Cachoeira às 7h, em uma manhã de domingo com atividade, física, zumba e dança, com atividades para toda a família, com os professores Sussu, Marcos Mucugê e Marcelo.

O projeto da ONG Unidos Pelo Diabetes não abre mão de cuidar das pessoas, mesmo em tempos mais difíceis e agora voltando com as ações abertas à comunidade. A missão é mostrar que é possível prevenir e controlar um problema que atinge tantas pessoas pelo Brasil e pelo mundo.

                 
1 comentário
  1. […] post ITABUNA: UNIDOS PELO DIABETES EM AÇÃO 2022 apareceu primeiro em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.