COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilhéus
Buerarema
Plansul
Ieprol

URUÇUCA: CONHEÇA O CATEE, SERVIÇO QUE ATENDE GRATUITAMENTE CRIANÇAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Educação inclusiva é um dos pilares que tornam a educação do município de Uruçuca uma referência em toda a região do sul da Bahia. Com um compromisso de atender os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, a Prefeitura instituiu em 2017 o Centro de Atendimento Especializado em Educação (CATEE), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação que atua no atendimento de crianças e adolescentes da rede pública municipal de Uruçuca.

Com serviços multiprofissionais de fonoaudióloga, psicólogas, psicopedagoga, pedagogas e professora de libras, o CATEE realiza em média 40 atendimentos diariamente, alcançando atualmente mais de 115 alunos da rede pública oriundos da área urbana e rural do município de Uruçuca durante o ano letivo.

São objetivos do Centro de Atendimento Especializado em Educação – CATEE:

1.     I-  Atender às necessidades educativas especiais dos alunos com necessidades especiais, incluídos na rede regular de ensino público municipal, oferecendo acesso ao suporte especializado na área pedagógica e técnica, ao atendimento educacional especializado e apoio necessário à família e à comunidade escolar na qual o aluno está inserido;

2.     II-  Oferecer apoio suplementar aos alunos com necessidades especiais, para a superação das dificuldades nas salas de aula regulares, por meio de experiências multissensoriais contextualizadas, acesso a equipamentos específicos e materiais pedagógicos adequados, além de integração com a escola que o aluno frequenta e com sua família, para que se alcance sucesso no processo educacional.

O papel dos pais ou responsáveis é fundamental para que o objetivo do Centro seja cem por cento efetivo. Para a coordenadora do CATEE, Celidalva Messias, o apoio à família vem na forma de orientação e oficinas realizadas pela equipe multiprofissional do CATEE. “Desenvolvemos o projeto Colcha de Retalhos, um grupo formado pelas mães atendidas pela psicóloga Jaqueline, lidando com algumas questões emocionais ligadas ao relacionamento mãe-filho numa espécie de terapia em grupo” completou a coordenadora.

Segundo Daniela Costa, mãe de Melissa Falcão, 7 anos, estudante 2° ano do Cemurzinho, é difícil conseguir uma palavra que defina o papel da instituição. “Gratidão: palavra que representa a essencialidade do CATEE em minha vida. Depois do ingresso da minha filha recuperei a esperança de que seu filho terá uma independência, conseguir se cuidar, ter liberdade e não ser sempre dependente da mãe”, completou Daniela.

Os atendimentos do CATEE são ligados à educação e acontecem em rede com outras secretarias do município, como a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social para que, em casos específicos, os estudantes não fiquem desassistidos. Os familiares recebem todas as orientações necessárias para buscar os profissionais necessários, como é o caso do recebimento de benefícios de prestação continuada (BPC), atendimento psiquiátrico etc.

Para a secretária de educação do município, Celia Raimunda, o CATEE tem sido uma instituição ímpar na vida de muitas famílias. “Há uma perspectiva de ampliar mais serviços da instituição. Inserimos recentemente o serviço de fonoaudiologia, e buscaremos incluir no leque de serviços, um profissional de Educação Física, aprimorando o nosso suporte educativo às famílias.”, disse a secretária.

O Prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, além de declarar a sua admiração pela grandiosidade do equipamento em Uruçuca, anunciou a expansão dos atendimentos para o povoado de Serra Grande, distrito de Uruçuca. “Queremos que os serviços do CATEE alcancem ainda mais estudantes e pais. Nosso objetivo é que em Serra Grande, nossa Vila Educadora, a unidade também realize atendimentos.” Podemos esperar que, muito em breve, Serra Grande já contemple um serviço completamente instituído.

Clique na Imagem!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.