Ieprol
Ubaitaba Inst novo
Buerarema
URUÇUCA
Vidro Tech

URUÇUCA: EM NOTA, PREFEITURA INFORMA SOBRE O USO DAS PRAIAS DE SERRA GRANDE

A Prefeitura de Uruçuca informa que está acompanhando a chegada de manchas de óleo (petróleo cru) nas praias de Serra Grande, apoiando a criação de um Comitê local para  promover ações de prevenção e limpeza, em parceria com órgãos ambientais, bombeiros, voluntários, organizações da sociedade civil e universidades regionais para reduzir o impacto ambiental nas praias, estuários e manguezais e o impacto socioeconômico no turismo e na pesca. 

O petróleo cru e seus derivados possuem substâncias químicas tóxicas, que podem provocar severos danos à saúde de pessoas, animais e plantas. 

Visando avaliar os riscos à população do uso das praias, técnicos da UESC e do INEMA coletaram amostras em 5 pontos das praias do município: Barra do Rio Sargi, INH Hotel, Cabana Pé de Serra, Pompilho e Barra do Rio Tijuípe, atingidas por fragmentos e pequenas manchas de até 10cm no maior eixo.

As amostras de água foram coletadas no dia 05 de novembro de 2019 e transportadas seguindo orientação do laboratório de Estudos do Petróleo (IGEO/UFBA). 

O laudo das análises indicou valores muito baixos para o teor de óleos e graxas, excluindo a possibilidade da presença de substâncias tóxicas do petróleo. Portanto, com base na legislação relevante, não há restrição para o uso recreativo da água do mar nestas localidades, considerando as condições do dia 05 de novembro. 

Tabela 1 – Teor de óleo e graxa (TOG) em amostras de água salina e salobra do município de Uruçuca, BA, no dia 05 de novembro de 2019

Amostras TOG (mg.L-1) Observações
1 – Barra do Sargi < 10 água salina límpida, sem odor e sem sinais visíveis de manchas de petróleo
2 – INH Hotel < 10 água salina  límpida, sem odor e sem sinais visíveis de manchas de petróleo
3 – Cabana Pé de Serra < 10 água salina  límpida, sem odor e sem sinais visíveis de manchas de petróleo
4 – Pompilho < 10 água salina turva, sem odor e sem sinais visíveis de manchas de petróleo
5 – Barra do Tijuípe < 10 água salobra límpida, sem odor e sem sinais visíveis de manchas de petróleo

Análises realizadas no LEPETRO/IGEO/UFBA – Relat. No 0374/19. Resp. Técnica: Sarah Adriana Rocha Soares, Química, CRQ 07100574 – http://www.lepetro.ufba.br.               

Considerando que o aparecimento recorrente de fragmentos e pequenas manchas de óleo cru nas praias tem sido recorrente, recomenda-se aos usuários das praias: 

– atentar durante o banho no mar e evitar o banho quando sentir odor característico ou presença visual de petróleo na água;

– observar a possível presença de fragmentos ou manchas de petróleo na areia da praia e evitar o contato e, ou a manipulação, com atenção especial às crianças.    

O município irá manter uma regularidade das análises, atentando para a mudança das condições e possível chegada de novos manchas de óleo nas praias do município.

1 comentário
  1. […] post URUÇUCA: EM NOTA, PREFEITURA INFORMA SOBRE O USO DAS PRAIAS DE SERRA GRANDE apareceu primeiro em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.