Ieprol
Ubaitaba Inst novo
Buerarema
URUÇUCA
Vidro Tech

URUÇUCA: PREFEITURA EMITE NOTA PÚBLICA SOBRE AÇÕES IMPLEMENTADAS PARA MONITORAMENTO E LIMPEZA DO ÓLEO NAS PRAIAS

A Prefeitura de Urucuca emitiu nota Pública nesta segunda-feira, 4,sobre as ações emergenciais que estão sendo tomadas para a contenção do óleo vazado no Nordeste Brasileiro e orientações a nativos e turistas. Veja abaixo, a nota, na íntegra.

Nota de utilidade pública

Desde o final do mês de agosto diversas manchas de óleo espesso (de origem do petróleo cru) têm aparecido nas praias do nordeste brasileiro. Na Bahia, o óleo já atingiu desde o litoral Norte até a região de Abrolhos.

Em Uruçuca, a Prefeitura, mesmo com muita dificuldade, não tem medido esforços e, em conjunto com toda a Comunidade de Serra Grande, tem trabalhado diuturnamente no sentido de fazer a limpeza minuciosa das praias.

Neste sentido, o Grupo de Trabalho, que abrange além da Prefeitura e a comunidade, o Corpo de Bombeiros, Inema, Ibama e Marinha do Brasil, prossegue monitorando as praias, para identificar novas manchas de óleo.

O Grupo de Trabalho tem orientado a população nativa, voluntários e turistas, sobre medidas de prevenção e mitigação dos impactos à saúde e ao meio ambiente.

Na última sexta-feira, 1, o Secretário de Saúde do Município, Marcos Pereira, participou de reunião de trabalho para ações estratégicas da saúde para enfrentamento do acidente ambiental ampliado, convocada pelo secretário de saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas. Secretários de saúde, secretários do meio-ambiente e representantes de 38 municípios participaram do encontro, realizado na Escola de Saúde Pública da Bahia, em Salvador.

A reunião também contou com as presenças do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Rogério Queiroz, do Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CESAU), da subsecretária da Saúde da Bahia, Teresa Paim, de representantes das Secretarias Estaduais da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca, e do Meio Ambiente (Sema), por meio do Inema, e de representantes das áreas técnicas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dentre outras instituições.

As orientações serão encaminhadas aos municípios por meio de uma nota técnica e uma cartilha produzidas pela Sesab.

O Secretário de Saúde de Uruçuca, afirmou que diante da situação atual e pioneira, não só para Serra Grande, mas para todo território nacional, tem se preocupado, juntamente com o Prefeito Moacyr Leite Jr , em reforçar os medicamentos e orientar os servidores do Posto de Saúde como conduzir a situação, seguindo as orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

Riscos à saúde humana e ambiental

O contato com as diferentes frações derivadas do petróleo cru, bem como, com as substâncias solúveis e os gases liberados para o ambiente provocam poluição ambiental e intoxicação aguda e crônica dos seres humanos, variando de acordo com a composição de cada fração e o tempo de exposição ao ambiente contaminado. É importante salientar que o contato direto com o óleo poderá trazer sérios danos a saúde.

2 Comentários
  1. Anônimo Diz

    “O Grupo de Trabalho tem orientado a população nativa, voluntários e turistas, sobre medidas de prevenção e mitigação dos impactos à saúde e ao meio ambiente.”

    Cadê as placas nas praias, tem turistas entrando no mar com crianças e bebes.

  2. Anônimo Diz

    Existe providência quanto as placas sinalizando essa informação de risco a saúde nas praias? Existe muitos turistas e crianças entrando no mar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.