AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

VITÓRIA DA CONQUISTA: CHUVA ACOMPANHADA DE RAIOS E VENTOS INTENSOS DERRUBA GALHO DE ÁRVORE NA OLÍVIA FLORES

O alerta de chuvas intensas previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (4), se confirmou na noite. A cor laranja que aponta perigo indicou chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Acompanhada de trovões, relâmpagos e vento forte, a primeira área a receber a chuva foi a Zona Leste da cidade, onde estão localizados o bairro Candeias e adjacentes. O galho de uma árvore caiu na Olívia Flores e deixou a via interditada.

Para monitorar a situação e analisar os prejuízos, o grupo gestor de crise formado por representantes da Defesa Civil, Deserg, secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e do Meio Ambiente (Semma) foi deslocado para os locais onde houve chamados e aos pontos que inspiram mais cuidados, a exemplo do canal de drenagem do Santa Cecília, que foi obstruído com a chuva de hoje. A Prefeitura agiu rapidamente: a equipe da Semma retirou o galho de árvore da Olívia e a Seinfra limpou o canal do Santa Cecília.

Graças à obra de macrodrenagem que a Prefeitura vem realizando no loteamento Panorama, com a construção de uma bacia de detenção na parte baixa do loteamento para receber a água da enxurrada e liberar, de forma moderada, para o canal do Santa Cecília e de lá para o Rio Verruga, não houve inundações em algumas áreas centrais, pois a vazão da água é controlada pela bacia.

A equipe seguiu também para atender um chamado numa residência da Rua Vasco da Gama, no bairro Alto Maron. A primeira informação foi de que um raio teria atingido o telhado da casa, mas, ao chegar ao local, a Defesa Civil observou que na verdade o que ocorreu foi um curto circuito.

Cuidados

As orientações à população nesse período de chuva é de não se abrigar debaixo de árvores, pois existe risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é fundamental não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O alerta do Inmet começou a valer às 10h de hoje e segue até as 10h desta sexta-feira (5), portanto, é importante seguir as orientações. Para chamados e mais informações, a comunidade pode ligar para a Defesa Civil, pelo número 199, e ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.