Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

VITÓRIA DA CONQUISTA: PREFEITURA CONFIRMA TERCEIRO CASO DA VARÍOLA DOS MACACOS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, na manhã desta quarta-feira (14), o terceiro caso de Monkeypox (varíola dos macacos) em Vitória da Conquista. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 24 anos, com histórico de contato com caso provável para a doença em outro estado. Neste momento, o paciente encontra-se em isolamento domiciliar e sob monitoramento clínico da equipe de Viep.

O paciente iniciou o quadro de erupção cutânea sugestiva para Monkeypox no dia 2 de agosto, com quadro clínico estável e sem complicações. A notificação e a coleta de amostra para exame de PCR foram realizadas pela Vigilância Epidemiológica (Viep) no dia 8 de agosto.

A SMS já notificou oito casos de moradores do município com suspeita da infecção, sendo três deles confirmados para a doença e três descartados. Os outros dois aguardam o resultado da investigação em estado de saúde estável, sem complicações.

Notificação

Qualquer pessoa que apresente sintomas característicos da Monkeypox – febre alta súbita, dor no corpo, adenomegalia (aumentos dos gânglios), fraqueza e dor nas costas, com a presença de erupções cutâneas – e que tenha viajado para área de circulação do vírus ou que teve contato com caso suspeito ou confirmado da doença, deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica municipal, pelo telefone 3429-7405, ou procurar a unidade hospitalar ou unidade de saúde mais próxima para avaliação médica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.