Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

53 CASOS DE FEBRE MACULOSA JÁ FORAM REGISTADOS NO BRASIL COM OITO ÓBITOS, APONTA MINISTÉRIO DA SAÚDE

Nos últimos dias, os casos e mortes de febre maculosa tem chamado atenção do Ministério da Saúde, principalmente após o surto que está ocorrendo em Campinas, em São Paulo , onde três pessoas vieram a óbito: A dentista Mariana Giordano (36 anos), o namorado dela, Douglas Costa (42), e uma jovem de 28.

Até o momento, o Ministério da Saúde contabilizou 53 casos de febre maculosa confirmados este ano no país, com oito mortes registradas. Todos os óbitos ocorreram na Região Sudeste – seis em São Paulo, um em Minas Gerais e um no Rio de Janeiro.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

Os principais sintomas da Febre Maculosa são:

* Febre alta e súbita; * Cefaleia; * Hiperemia conjuntival; * Dor muscular e articular; * Mal-estar; * Dores abdominais; * Vômito; * Diarreia; * Exantema.

O índice de letalidade, de 75%. Em relação aos riscos associados à febre maculosa, eles estão relacionados principalmente ao atraso no diagnóstico e tratamento adequado da doença. Se não for tratada precocemente com antibióticos, a febre maculosa pode ser fatal. Portanto, é importante buscar atendimento médico imediatamente se você estiver em uma área endêmica e apresentar sintomas compatíveis com a doença após uma possível exposição a carrapatos.

A prevenção da febre maculosa envolve medidas como evitar áreas infestadas de carrapatos, usar roupas protetoras, aplicar repelentes de insetos contendo DEET, realizar verificações cuidadosas do corpo para identificar e remover carrapatos após atividades ao ar livre e tratar animais de estimação para evitar a infestação por carrapatos.

É importante ressaltar que, embora a febre maculosa seja uma doença grave, seu risco pode ser minimizado por meio da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Se você suspeitar que possa estar com febre maculosa, é fundamental buscar orientação médica o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.