Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile

ITABUNA: PREFEITURA PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO VEICULAR PARA CONDUTORES DA GCM

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), promoveu na segunda-feira, dia 11, o curso de qualificação veicular para motoristas da Guarda Civil Municipal (GCM), abordando o tema Legislação de Trânsito visando evitar maior incidência de multas . O evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Comendador Firmino Alves, nº 110, na Beira-Rio.

Motoristas do Grupo Ostensivo de Proteção Ambiental (GOPA), Patrulha Guardiã Maria da Penha  e da Diretoria da Defesa Civil, que integram a Sesop, além de servidores da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) participam da capacitação.

Normas e informações acerca do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cuidados no trânsito, dentre outros temas foram também abordados pelo instrutor Gilson Nascimento, especialista em trânsito e mobilidade, perito em acidentes de trânsito e ex-coordenador da 5ª Ciretran em Itabuna.

“Observamos que entre 2021/2022 foram aplicadas cerca de 130 multas somente a motoristas da Guarda Civil Municipal, causando um prejuízo a Prefeitura de cerca de R$ 32 mil que, aliás poderiam ser evitadas pela simples apresentação dos infratores e defesa técnica. Diante disso, estamos instruindo os servidores para que adotem uma postura e conhecimento técnico para que elas sejam evitadas”, afirmou o titular da Sesop, Delegado Humberto Mattos.

De acordo com o instrutor Gilson Nascimento, a capacitação vai agregar conhecimento para os motoristas no exercício da função. “O objetivo geral foi alertar os motoristas e cobrar uma postura responsável, lembrando que naquelas multas fora da atividade, será chamado à responsabilidade, mas terão direito a apresentar defesa. Não sendo, será responsabilizado pela multa”,  acrescentou.

“O prefeito Augusto Castro está preocupado com índice de infração e acidentes. Por isso, vem promovendo em todas as secretarias esse tipo de capacitação. Agora, foi a vez da Guarda Civil Municipal, uma particularidade a mais porque, além da direção da viatura também tem que dar apoio aos companheiros, ter atenção ao trânsito e a segurança de todos”, destacou.

O coordenador do Núcleo Educacional da Guarda Civil Municipal, inspetor Valdir Francisco, destaca a melhoria da atividade. “Esse curso se estenderá para todas as secretarias municipais como capacitação ao conjunto dos servidores. O projeto é que tenhamos um grupo de profissionais qualificados para  guiar as viaturas, com cursos para condutores de veículos de emergência ou veículos de duas rodas”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.