Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

HORTAS EM MANDALAS COM SISTEMA PAIS, VISA GERAÇÃO DE RENDA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR

É a chamada horta em mandala, onde no centro desse sistema circular temos um espaço para a criação de galinhas caipiras. O esterco produzido pelas aves é utilizado para adubar a horta, as hortaliças e os ovos para alimentação e/ou comercialização. Assim, seguindo o sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS, uma tecnologia social, com baixo custo e tendo, como premissa, o manejo orgânico da produção, fugindo dos altos custos da produção convencional.

A parceria entre – Cooperativa de Desenvolvimento Territorial -COOPERAST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, prefeitura municipal de Arataca, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africanas e Teia dos Povos, visa a construção deste tipo de mandalas no Assentamento Rio Alianca, situado as margens da BR-101 em Arataca-BA, local estratégico para a comercialização e escoamento da produção.

Para o Sr. Vinicius, Diretor-Presidente da COOPERAST, a previsão de início é fazer com que estas mandalas sejam implementadas e a partir disto se tornem auto sustentáveis, para que no futuro próximo esses produtos abasteçam os mercados de Itabuna e região. Assim gerando renda e segurança alimentar para os agricultores familiares envolvidos no projeto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.