Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile

INTERDIÇÃO DE RUA NO PELOURINHO CAUSA ENORME PREJUÍZO AO COMÉRCIO

Comerciantes e moradores do Pelourinho sofrem desde o dia 19 de junho com a interdição da Rua da Ordem Terceira do São Francisco, que fica na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira de São Francisco. O bloqueio total da passagem entre esta rua e a Rua do Tijolo e a Avenida 28 de Setembro, para pedestres e veículos, tem causados transtornos para quem circula e enormes prejuízos aos comerciantes que têm seus estabelecimentos no entorno. Já começam a haver demissões de funcionários por causa da falta de faturamento nos empreendimentos.

A interdição se deve à possível queda iminente do pináculo – que é feito de ferro e pesa cerca de meia tonelada – que está no alto de uma das torres, no topo da torre da igreja da Ordem Primeira. E uma das questões levantadas por quem presencia a situação é de que se corre o risco inclusive do objeto cair dentro da igreja, que está sem nenhuma proteção e realizando missas, em vez de na rua que está interditada.

A interdição foi solicitada pelo IPHAN e isso acabou por paralisar o comércio e atrapalhar completamente a mobilidade de uma grande área do Pelourinho. Se sabe que este problema vem desde 2019 e que outro pináculo já foi retirado de outra torre. Desde o dia da interdição os comerciantes da área têm solicitado urgência na solução do problema. O IPHAN disse em reunião que já tem o recurso para a obra, mas que até acontecer demora muito.

Os comerciantes foram informados pelo diretor da Codesal que o problema seria resolvido logo com a fixação do pináculo no local, sendo a via liberada. Não aconteceu. O Corpo de Bombeiros esteve no local, tirou algumas fotos e foi embora sem informar nada. As pessoas não conseguem chegar nos estabelecimentos do entrono e as ruas que ainda restam estão em manutenção. Os comerciantes clamam agora por uma solução, antes que o problema se agrave ainda mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.