Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile

SALVADOR: DOM AVELAR RECEBE PROGRAMA SAÚDE NOS BAIRROS NESTA QUARTA-FEIRA

A abertura oficial das atividades acontece nesta quarta (26), às 08h, na Rua das Ursulinas, anexo à Igreja Comunidade São José Operário

O bairro de Dom Avelar, localizado entre Porto Seco de Pirajá, Vila Canária e a BR 324, é a nova localidade beneficiada com o Programa Saúde dos Bairros, uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde, que visa otimizar o acesso à consultas e exames através de atendimento itinerante. A abertura oficial das atividades acontece nesta quarta-feira (26), às 08 horas, na Rua das Ursulinas, anexo à Igreja Comunidade São José Operário.

“Apesar do fim da emergência internacional causada pela covid-19, ainda sentimos os reflexos de dois anos de comprometimento do acesso à saúde preventiva, quando muitas pessoas deixaram de comparecer aos serviços de saúde ou abandonaram tratamentos por conta das restrições impostas pela pandemia. Com isso, o desafio é, além de continuar controlando a circulação do coronavírus, dando amplo acesso à vacinação, ofertar exames e consultas para reduzir essa demanda reprimida. Essa é a proposta do Saúde nos Bairros. Então, toda vez que chegamos em uma nova localidade o sentimento é de otimismo, porque estamos assegurando uma série de cuidados à população”, detalhou Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e secretária municipal da Saúde.

A população beneficiada em Dom Avelar está estimada em quase 12 mil pessoas, mas moradores de áreas adjacentes também terão acesso a diversos serviços como consultas clínica; cardiológica, pediátrica e urológica; ecocardiograma transtorácico e eletrocardiograma; ultrassonografias (abdômen total, articulação, obstétrica, partes moles, doopler colorido dos vasos, tireoide, mama bilateral, obstétrica, pélvica, próstata via abdominal, aparelho urinário), mamografia, laboratório, vacinação e encaminhamentos para raixo-X, procedimentos odontológicos, além de agendamento para exame citopatológico.

Nos 11 bairros beneficiados com a iniciativa já foram mais de 210 mil procedimentos realizados, reduzindo significativamente a fila de espera na rede SUS. Em Dom Avelar, o programa funcionará das 08h às 17h e para acesso aos serviços os interessados devem apresentar Cartão SUS, RG e requisição de exames. Na falta do pedido médico, o cidadão passará por uma consulta clínica no próprio local, com vagas limitadas ofertadas diariamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.