AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

ITABUNA: 74 INTERNOS DO CONJUNTO PENAL SÃO APROVADOS EM DUAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PELO SISU

O resultado oficial do Sistema de Seleção Unificada (SISU) reafirmou a vocação do Conjunto Penal de Itabuna para as ações se ressocialização por meio da Educação. Foram, na primeira chamada, 74 aprovados e já encaminhados para duas das principais instituições de ensino superior do interior do estado, a Universidade Federal do Sul da Bahia (72) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (2).

O número representa quase 10% da população carcerária (875, no dia 1° de fevereiro). Se a conta for feita apenas com os sentenciados esse percentual aumenta ainda mais. Mas o número mágico é o percentual de aprovados versus o número de reeducandos que realizaram a prova nos dois dias do Enem: 111×74 (66% de aprovação).

A maioria dos aprovados concluiu o ensino médio na própria unidade prisional, no Colégio Estadual Adonias Filho, e todos fazem parte do programa de Remição pela Leitura, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, e executado pela Socializa no Conjunto Penal de Itabuna.

A empresa Socializa fornece toda a logística e suporte pedagógico para as escolas que funcionam na unidade. São três pedagogos, além de seis auxiliares administrativos que atuam diretamente no setor de educação. Há ainda duas cozinheiras e dois auxiliares de cozinha, que preparam a alimentação escolar.

A unidade possui 10 salas de aula, onde funcionam duas escolas anexas (Lourival Oliveira, da Rede Municipal, e Adonias Filho, da Rede Estadual). Atualmente são 504 participantes das oficinas de leitura. São aproximadamente 600 alunos matriculados na escola formal; atualmente são 12 alunos na UFSB estudando na unidade (excluem-se os que ganharam liberdade e estudam a partir de suas residências); foram inscritos 90 alunos no SISU. Antes do Enem, 93 reeducandos alcançaram aprovação no Encceja, e foram inscritos a tempo de realizarem a prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.