Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile

EVENTO INÉDITO EM ITABUNA PARA O DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Por Lilian Hori.

As pessoas com deficiência, por muitos séculos, foram associadas a monstros, aberrações e pessoas condenadas por Deus, e em muitas outras sociedades, elas eram mortas impiedosamente e renegado o direito à vida.

Mesmo no século XXI, já demonstrados inúmeras vezes a capacidade que estas pessoas (tidas com persistência como pessoas incapazes e de eles não são um castigo divino, ainda assim a sociedade ainda renega estes direitos em diversos âmbitos da vida de uma pessoa sem deficiência: direito à saúde, direito aos estudos, direito ao trabalho à uma vida digna e de respeito.

No dia 3 de dezembro é celebrado o dia Internacional à Pessoa Com Deficiência, instituído no ano de 1992 pela ONU com o escopo de promover discussões mais elaboradas acerca das compreensões das necessidades de qualquer pessoa com alguma deficiência^, seja no nível de baixa, média, grave, ou gravíssima complexidade. Esta data também conscientiza a sociedade dos benefícios trazidos pela inclusão deste grupo por muitos anos tratados como aberrações.

A OAB subseção Itabuna, com apoio do eu presidente Ru Carlos, e da Comissão da Pessoa com Deficiência, em decorrência desta data de supra relevância para as pessoas com deficiência, irá promover uma live exclusiva com duas palestrantes importantes no cenário nacional: a primeira é Núbia Carvalho: pós-graduada em Liderança e Gestão, pós-graduada em Psicanálise e Avaliação Psicológica; graduada em Direito pela UNITRI; Especialista em Gestão, integrante e atuante da Comissão da Pessoa Com Deficiência em Uberlândia, fez Curso Universitária de Extensão em Antropologia, Filosofia, Ciências Sociais, Ciências Políticas em Portugal na cidade de Porto e Lisboa, e na Espanha na Faculdade de Barcelona, e atuou como jornalista.

Já a segunda convidada à palestrar será a nossa Secretária Nacional da Pessoa Com Deficiência, Especialista em Gestão Pública pela ENAP (2012), e em Educação Física Escolar, Coordenadora do Programa de Inclusão da Pessoa Com Deficiência na Presidência da República, Servidora Efetiva Nacional da Administração Púbica desde 2010, e Presidente Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiêcia.

O tema central da Live será: Pessoa com Deficiência como Cidadão com Direito ao Respeito, abordando temas pertinente à este núcleo extremamente rejeitado, excluído e desrespeitado pela pessoas de diversas fomas quanto aos seus direitos como um cidadão. O Evento é aberto ao público de todas as idades, acontecerá no dia 1º de dezembro, às 19:00, com direito à 3 horas de certificado enviado pelo e-mail cadastrado no formulário de inscrição pelo Link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeN9p3PXx1KcyFu-1WioyfmXePkVE31ywZ1dD-fG1–xV5b6Q/viewform?pli=1

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.