Ronaldão
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Buerarema
Pref ilheus junho
Ieprol

ITABUNA: BAIXA PROCURA POR VACINA E SARAMPO PREOCUPAM AUTORIDADES DE SAÚDE

As autoridades de saúde de Itabuna estão preocupadas com a baixa procura por vacinas nas Unidades Básicas e de Saúde da Família e o aparecimento de possíveis casos de sarampo no município. Segundo a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Britto, a cidade registrou menos de 30% de imunização em crianças, principal público alvo da campanha.

“Quanto mais pessoas deixam de se vacinar, maiores os riscos do vírus voltar à ativa”, alerta. Ela informa que dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que só nos dois primeiros meses deste ano os casos da doença aumentaram em quase 80% em todo o mundo ante o mesmo período do ano passado.

“É preocupante, porque o sarampo é uma doença infectocontagiosa e que pode ser prevenida com a vacina”, reforça. A coordenada da Rede de Frio acrescenta que a doença enfraquece o sistema imunológico e deixa o paciente mais suscetível a outros tipos de doenças como pneumonia e diarreia, meses depois da infecção.

Camila Brito contou que o Ministério da Saúde já tem uma campanha para atender os trabalhadores da saúde, como um público específico e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos para corrigir essas lacunas vacinais.

Lembra que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família e que a dose, além de gratuita a vacina pode ser aplicada de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas

“É preciso que pais e responsáveis se conscientizem sobre a importância da segunda dose de reforço da tríplice viral, que protege não apenas do sarampo, mas também de caxumba e rubéola. Só assim será possível garantir o aumento do anticorpo e a eliminação do vírus em circulação em nosso município”, concluiu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.