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MORO REVELA QUE BOLSONARO QUERIA MESMO INTERVIR NA POLÍCIA FEDERAL

O assunto mais comentado no meio político é a saída do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciada nesta sexta-feira, 24. Moro alegou uma série de controvérsias entre ele e o Presidente Jair Bolsonaro que vinham, seguramente, desgastando a relação.

Em seu discurso, Moro disse que Bolsonaro não cumpriu o planejado, definido antes de assumir o comando do ministério. Segundo o ex-ministro, Bolsonaro havia dado ‘carta branca’ para ele escolher sua equipe e tomar decisões dentro da pasta, sem interferência política.

Moro desabafou que no início do segundo semestre de 2019, Bolsonaro já começou a interferir na sua gestão, quando passou a insistir na mudança do comando da Polícia Federal. “A partir do segundo semestre do ano passado, passou a ter uma insistência do presidente em trocar o comando da Polícia Federal”, disse Moro.

Contrariado com essa postura do presidente, Moro revelou que se sentiu ‘sem autonomia’ para gerir o ministério. O ex-ministro disse que não haveria problema algum em mudar o comando da Polícia Federal, desde que houvesse insuficiência de desempenho ou falta grave. “Eu não tenho nenhum problema em trocar o diretor geral da Polícia Federal, mas eu preciso de uma causa, insuficiência de desempenho ou erro grave. O que eu vi por parte do diretor-geral foi um trabalho bem desenvolvido. Não é questão do nome, tem outros bons nomes para assumir o cargo, o grande problema de realizar essa troca seria a quebra de uma promessa feita comigo”, relatou o ex-ministro.

Assim que ficou ciente de que Bolsonaro trocaria o comando da PF, Moro se reuniu com o presidente para compreender as causas da mudança, onde ficou claro para o ex-ministro que o ato seria uma interferência política, fato que foi confirmado pelo presidente segundo Moro. “Falei ao presidente que seria uma interferência política e disse que isso teria impacto para todos, mas para evitar uma crise durante uma pandemia, eu sinalizei que iríamos substituir o Valeixo por alguém que tivesse o mesmo perfil técnico. Jair disse que seria mesmo uma interferência política”, disse Moro. Moro ainda relatou que o presidente quer ter uma pessoa do contato pessoal no comando da PF, onde poderia ter acessos a dados e investigações. “Ele queria ter uma pessoa do contato pessoal dele, que ele pudesse ligar, coletar informações”.

O ex-ministro negou ter assinado o documento em que exonera Valeixo, dizendo nem estar ciente da decisão do presidente. Por fim, Moro disse que não se sente confortável em atuar desse modo. “Eu não me senti confortável, tenho que preservar a minha biografia e acima de tudo preservar o meu compromisso feito com o presidente em ser firme no combate a corrupção. O presidente me quer realmente fora do cargo”, finalizou.

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SERGIO MORO ANUNCIA SAÍDA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA

O ministro Sergio Moro anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira, 24, a sua saída do Ministério do Justiça. O ex-ministro sai após a decisão de Bolsonaro em demitir Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da Polícia Federal.

Moro contou sobre a história dele com Valeixo, durante a operação Lava-jato, o que fez criar um laço de confiança entre ambos. “A importância de garantir autonomia das instituições de controles e de investigação nos fez mais próximos”, disse o ex-ministro.

Veja logo mais no iPolitica, um resumo do discurso de despedida do ex-ministro.

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EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIOS PARA TODOS

Por Richard Batista Silveira, Laysa Costa Ferreira e Maria Ligia Macedo

O novo corona vírus (COVID-19) obrigou o mundo a praticar o isolamento – ou distanciamento – social, fazendo com que muitos profissionais fossem deslocados de seus ambientes de trabalho e realizassem o chamado “home office”. A escola também se viu obrigada a alterar suas dinâmicas. Como uma tríade bastante definida, temos os professores se reinventando, a escola buscando alternativas para suprir as necessidades de professores e de alunos, e os pais que agora são colocados como atores principais no processo de construção de conhecimentos junto a seus filhos.

Um ponto importante que devemos levar em consideração é que nenhuma publicação acerca das dinâmicas educacionais nesse período de isolamento social pode ser generalizante ou apresentar um estado da arte. Tudo que vem ocorrendo até aqui é muito novo para todos os atores envolvidos no sistema educacional. Gestores e professores passaram anos discutindo de forma precária os conceitos como “sala de aula invertida” e “educação híbrida”, e de uma hora para outra são obrigados a aplicar todas essas teorias da “melhor forma possível”, trazendo para si uma gama de desafios a serem enfrentados.

Como dito anteriormente, não podemos generalizar nem mesmo os desafios, uma vez que a escola pública enfrentará muito mais problemas que as escolas particulares.

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do IBGE (2019) apontam que dos 45 milhões de estudantes assistidos pelo sistema público de ensino, cerca de 30% não possuem um computador (ou outro dispositivo equivalente) nem internet, muito menos um espaço adequado para estudar em suas casas. Alguns desses estudantes possuem um smartphone com internet pré-paga que muitas vezes é compartilhado com outros membros da família, pratica essa que infelizmente não assegura o aprendizado e a elaboração de uma rotina de estudos. Diante desse cenário, dificilmente podemos pensar numa equidade no processo de ensino e aprendizagem, o que fortacele ainda mais a desigualdade na educação.

O Conselho Nacional de Educação, por meio de uma conselheira, afirmou que a maior dificuldade no Brasil, assim como nos demais países, é a situação imprevisível em uma área que não tem tradicionalmente a cultura digital do trabalho remoto ou da educação à distância, isso é novo e complexo para quem trabalha com educação básica nas escolas públicas e particulares.

Gestores, professores, pais e estudantes de escolas privadas irão enfrentar desafios nessa nova dinâmica de Educação a Distância, mas são desafios amenizados pelas práticas que se tornaram cotidiano como a dificuldade em lidar com as plataformas de ensino, gestão do tempo, auxílio às dificuldades cognitivas de seus filhos, entre outros. Considerando que alguns desses pais também são vítimas do sistema econômico comprometido pelo isolamento social é importante ressaltar os problemas de cunho socioeconômicos que virão a ser enfrentados pelos estudantes das classes sociais mais baixas, haja vista que essas crianças e jovens, que se encontram em situação de vulnerabilidade, além de dependerem da educação ofertada, necessitam da alimentação oferecida pelas instituições públicas, uma vez que possuímos uma parcela de estudantes e familiares em situação crítica, onde faltam até mesmo elementos básicos para sua sobrevivência.

Departamentos de Assistência Social de algumas cidades da Bahia e até mesmo do Estado buscam alternativas para que esses estudantes sejam assistidos e não fiquem sem alimentação especialmente nesse período no qual os parcos recursos advindos dos trabalhos informais realizados por seus pais, não estarão mais disponíveis.

Por outro lado, não podemos deixar de (re)pensar nos desafios impostos aos professores nesse contexto de “home office”, pois, esses profissionais também são pais, mães e filhos. Muitos precisam cuidar de seus pais (idosos e, portanto, em situação de risco frente ao COVID-19), filhos e cônjuges; além de toda demanda cotidiana exigida desses educadores, eles ainda precisam criar uma aula dinâmica, interessante e interativa para seus alunos que irão o assistir via videoconferência em diversas plataformas disponibilizadas por escolas e sistemas de ensino.

Diante de tantos desafios, resta-nos outro e talvez o mais importante: a acessibilidade das plataformas de Ensino a Distância, uma vez que essas plataformas não preveem tecnologias assistivas para a inclusão de professores e alunos com necessidades de aprendizagem especiais, que pode trazer para o professor um desafio ainda maior e mais dispendioso ao tentar adaptar as suas aulas nessas plataformas, e para o aluno essa falta de recursos pode provocar, ao contrário do esperado, uma grande falta de interesse pelo fato de haver uma maior dificuldade de encontrar informações e a falta de compreensão dos conteúdos da estrutura dos ambientes de Ensino a Distância.

Em face de toda essa gama de desafios para a continuidade dos processos de ensino e aprendizagem, temos que compreender que educar não é apenas depositar conteúdos na cabeça dos estudantes, mas sim um diálogo entre todas as partes para uma melhor e mais eficiente prática de ensino e aprendizagem, considerando que construção de conhecimentos pode e deve acontecer em todos os ambientes, sejam eles formais ou informais, e a sala de aula excede os limites físicos da escola, se a escola é a “segunda casa”, a casa precisa ser uma eterna escola.

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APÓS DEMISSÃO DE MAURÍCIO VALEIXO, MORO CONVOCA COLETIVA E PODE ANUNCIAR SAÍDA DO MINISTÉRIO

O presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou no Diário Oficial da União a demissão de Maurício Valeixo, agora ex-diretor-geral da Polícia Federal. O ministro Sérgio Moro, que tinha dito que não permaneceria na pasta caso Valeixo fosse demitido, foi pego de surpresa com a informação.

Maurício Valeixo – Ex-diretor-geral da Polícia Federal / Foto Reprodução

A demissão aparece assinada por Bolsonaro e por Moro, mas segundo fontes ligadas ao ministro, o nome dele aparece por mera formalidade. Moro convocou uma coletiva com a imprensa na sede do Ministério da Justiça, às 11h, onde falará sobre o caso. Há possibilidades do ministro anunciar sua demissão. Com informações do G1.

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SENADOR DIZ QUE O APREÇO DE BOLSONARO À CORRUPÇÃO NUNCA FICOU TÃO EVIDENTE

O Senador Randolfe Rodrigues, (REDE-AP), disse nesta sexta-feira, 24, que o Presidente Jair Bolsonaro quer uma Polícia Federal Política, que atenda seus interesses, que não investigue os seus e que persiga seus desafetos.

Pelas redes sociais, o parlamentar completou afirmando que Bolsonaro não respeita qualquer instituição técnica e que seu apreço à corrupção nunca ficou tão evidente!

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ALMADINA, SÃO JOSÉ DA VITÓRIA E MAIS TRÊS CIDADES BAIANAS TEM TRANSPORTE INTERMUNICIPAL SUSPENSO

Água Fria, Almadina, Campo Alegre de Lourdes, Licínio de Almeida e São José da Vitória terão o transporte intermunicipal suspenso a partir de sábado (25). A decisão, que visa conter o avanço da pandemia do novo coronavírus na Bahia, foi publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (24).

O decreto também autoriza a retomada do transporte em Araci, Aurelino Leal, Belmonte, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Itagi, Itatim e Ituberá, municípios com 14 dias ou mais sem novos casos de Covid-19 confirmados.

No total, 80 cidades baianas estão com restrição no transporte intermunicipal até o dia 3 de maio. A medida considera a circulação, saída e chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Os outros municípios com transporte suspenso são: Abaíra, Acajutiba, Aiquara, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Barro Preto, Brumado, Buerarema, Camacã, Camaçari, Canavieiras, Candeias, Cansanção, Capim Grosso, Castro Alves, Catu, Coaraci, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cravolândia, Curaçá, Dias D’Ávila, Eunápolis, Feira de Santana, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirataia, Ilhéus, Ipiaú, Ipirá, Irecê, Itabela, Itaberaba, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itajuípe, Itamari, Itaparica, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Mirante, Morpará, Mucugê, Paramirim, Paulo Afonso, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Rio do Pires, Rio Real, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santa Teresinha, São Francisco do Conde, Serra do Ramalho, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença, Valente, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

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ITABUNA: DIREÇÃO DO PL SE SOLIDARIZA COM EX-VEREADORA

A Direção do Partido Liberal, em Itabuna, se solidarizou com Tia Carmem, pelo passamento do seu esposo, Manoel Raimundo do Rosário, de 74 anos, vítima da Covid-19, nesta quinta-feira, 23. Com histórico de hipertensão, ele estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, desde a última sexta-feira.

Tia Carmem do posto, como é carinhosamente conhecida, foi suplente e depois titular no Legislativo Itabunense, de 2013 a 2016. “Tia Carmem é uma de nossas filiadas mais ilustres e antigas, desde 1996, ela faz parte da nossa família PL. Hoje, em nome do nosso líder, José Carlos Araujo e todos os filiados, nos solidarizamos com toda a família.”, disse o Vice-presidente Edmilson Silva.

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ITAJUÍPE: RAUL ESTRELA DIZ QUE PODE SER PRÉ-CANDIDATO A VEREADOR

Convidado pelo prefeito Marcone (PSD), o decorador Raul Estrela disse para este blog que estuda a possibilidade de sair candidato a vereador nas próximas eleições. Raul Estrela é responsável pela decoração dos festejos do micapedro no município – coreógrafo, figurinista, styling criativo é conhecido por ser o “glam” da arte na região.

É criador e coordenador de um projeto social no município que contempla cem crianças em vulnerabilidade social com aula de balé. “Recebi o convite pelo prefeito Marcone, ainda estou pensando, conversando com minha família, amigos, não é garantido, no entanto, sinto a necessidade de fazer mais pela cidade que me ajudou a brilhar”. Pontua o Glam. No último dia 4 de abril, Raul Estrela se filiou no PSD.

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CÂMARA APROVA REMANEJAMENTO DE RECURSOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DURANTE PANDEMIA

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (23) o Projeto de Lei 1389/20, de autoria da Deputada Flávia Arruda (PL-DF), para fortalecer a assistência social durante o estado de calamidade pública decorrente da emergência do novo coronavírus. O texto autoriza a transposição e a transferência de saldos dos fundos de assistência social dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O projeto seguirá para o Senado.

O texto foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pela relatora, deputada Shéridan (PSDB-RR), durante sessão virtual do Plenário. Após novas negociações antes da votação, a relatora aceitou emenda da deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) para assegurar atenção especial à população em situação de rua.

Segundo o Ministério da Cidadania, os saldos em dezembro de 2019 somavam R$ 1,5 bilhão, oriundos de repasses do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O substitutivo autoriza os entes federados a remanejar os recursos entre os blocos de financiamento do Suas, que envolvem, além da gestão do sistema, ações de média e alta complexidade.

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AUMENTA O NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS DE COVID-19 EM ITABUNA PARA 104 E ILHÉUS PARA 127

Itabuna registrou, nesta quinta-feira, 23, 104 casos confirmados de Covid-19, sendo dois de outro Município. Segundo a Vigilância Epidemiológica, 557 casos foram notificados/exames coletados e 296 casos foram descartados. O boletim indica ainda, que 157 pessoas estão aguardando resultado e 198 pessoas estão em monitoramento/ isolamento social.

Sete pessoas estão internadas e 21 pacientes estão curados. Três pessoas morreram. Em Ilhéus, foram confirmados 127 casos de Covid-19. 314 pessoas estão sendo monitoradas, 38 estão curadas e quatro óbitos.

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