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MARKETING POLÍTICO FEMININO FEITO COM ELAS, POR ELAS E PARA ELAS

Apesar de ser um espaço ocupado majoritariamente (ainda) pelos homens, as mulheres estão pouco a pouco, estabelecendo novos parâmetros de participação política em todas as esferas de atuação: federal, estadual e municipal.

Com a proximidade das eleições municipais, a especialista em Comunicação e Marketing e Políticas Públicas Para as Mulheres, Fabíola Gil, participou, no último sábado, 27/04, do programa Café iPolítica na Boa FM 96.1 e conversou com os âncoras Ricky Mascarenhas e Naty Almeida sobre os avanços já conquistados e as metas que ainda precisam ser alcançadas, deixando claro que, quando se fala em participação de mulheres na política não é possível fazer um juízo de valor sobre se as competências são maiores os menores do que a dos homens. Fabíola prefere falar que “não é uma competição e que a mulheres não precisam ser ‘mais’ do que os homens. A gente precisa falar que queremos participar, ser reconhecidas e contribuir ‘igual’ aos homens”, disse quando comentou sobre igualdades e diferenças de gênero na sociedade.

Mas não deixou de reconhecer que a estrada que trouxe as mulheres até aqui precisa ser analisada em suas perspectivas sociológicas e culturais, uma vez que, historicamente, a participação feminina da mulher na política, no início de tudo, esteve vinculada à figura do masculino, especialmente à do marido. “As primeiras leis eleitorais no Brasil que permitiram o voto feminino condicionavam o voto ao casamento. Mulheres solteiras não podiam votar”, contou a especialista.

Ricky Mascarenhas, Naty Almeida, Gilson Nascimento e Fabíola Gil

Disse que o seu trabalho de Comunicação e Marketing voltado para o público feminino chegou a rigor da missão que recebeu de promover um clube de futebol. Desse trabalho para o interesse na participação das mulheres na política, observou conquistas e desafios.

Lembrou que, como minoria na participação política, as diretrizes da participação feminina nos espaços de decisão ainda são construídas, não por elas, e sim, por eles, os homens e que se sente muito feliz em citar por exemplo histórias como a da diretoria de um dos clubes de futebol mais importantes do país, o Palmeiras, que tem como presidente uma mulher.

O programa de rádio Café iPolítica vai ao ar todos os sábados, sempre das 8h às 10h. O apoio é do Boteco Gaúcho.

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