Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

A MULHER NO TRÂNSITO E AS SINAPSES FEMININAS NA SEGURANÇA DE TODOS

A observadora, propagandista e instrutora de trânsito Sene Ferreira participou do programa Café iPolítica do último sábado, 27/04, direto de flash ao vivo do Boteco Gaúcho, e falou sobre um tema que coloca as mulheres num lugar estatístico de especial privilégio, conquistado a duras penas (frisa-se), qual seja Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes.

Sene Ferreira realiza um trabalho junto a diversos órgãos que trata da realidade do trânsito no Brasil e que apura os números na perspectiva do planejamento de um trânsito menos perigoso nas cidades.

Como o tema da entrevista fazia o recorte sobre a relação entre mulheres e trânsito, Sene afirmou que efetivamente os órgãos reguladores observam uma taxa de prevenção de acidentes de 80% a mais, quando se trata de ocorrências registradas envolvendo homens.

Apesar do recorte, não deixou de destacar que trânsito é uma engenharia de difícil engrenagem que envolve a todos e todas de maneira igual. E disse ainda que o que torna essa engrenagem complexa é justamente o fato de que nem todo mundo o entende como um espaço social de difusão de valores como “respeito”, “empatia”, “cidadania”, “cuidado”, “responsabilidade” e “atenção”.

Lembrou que, no trânsito, na perspectiva de que todos os envolvidos e envolvidas, em algum momento, se tornam pedestres, é preciso que as noções de cidadania não se percam de vista e que os pedestres são a parte mais vulnerável de toda essa organização. Num âmbito em que se tem veículos de grande porte como caminhões e carretas, ônibus, microônibus e vans, carros de passeio, motociclistas, ciclistas e pedestres, se o maior protege o menor, a vida do pedestre precisa estar resguardada em todas as sensibilidades necessárias na compreensão desse “vai e vem” de pessoas a todo momento.

Falou que pedestres também precisam respeitar às regras, especialmente no que se refere à atravessar ruas e avenidas utilizando-se as faixas de segurança.

Ao final da entrevista, não deixou de ressaltar o início da Campanha Maio Amarelo, por parte dos órgãos de trânsito, especialmente a Polícia Rodoviária Federal e a Estadual e a culminância da campanha com mais uma edição do passeio ciclístico agendado para a data de 19 de maio, o 6º Pedal Amarelo, com distribuição de kits para ciclistas. A inscrição são 3 quilos de quaisquer alimentos não perecíveis e o site oficial é o www.races.com.br.

O programa Café iPolítica na Boa FM vai ao ar todos os sábados, das 8h às 9h50min. O apoio é do Boteco Gaúcho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.