Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile

COM O APOIO DA PREFEITURA DE ITACARÉ, O FESTIVAL DE INVERNO VAI BENEFICIAR A CADEIA DE RECICLAGEM E A INCLUSÃO DE CATADORES DE RESÍDUOS

Em parceria com a Prefeitura de Itacaré, o evento pretende beneficiar as famílias que dependem da venda de recicláveis, além de promover o turismo, economia e o entretenimento.

Com o intuito de preservar o ecossistema do litoral sul baiano, além de promover a educação ambiental, o Festival de Inverno de Itacaré – que acontecerá nos dias 1 e 2 de setembro –, contará com as ações do Programa municipal ‘Lixão Nunca Mais’. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Meio Ambiente, e a Associação de Catadores Vitória. Objetivo: fazer o descarte correto de resíduos gerados pelo evento e a coleta de materiais recicláveis, destinando-os para as famílias que têm a reciclagem como forma de subsistência.

Antes da sanção do novo marco legal do saneamento, (Lei n⁰ 14.026/20), os dejetos não tratados ocupavam uma área de cinco hectares no antigo lixão e ameaçavam a biodiversidade e a saúde pública. Agora o local está em fase de recomposição e em compensação foram construídos uma Estação de Transbordo e o Centro de Triagem e Econegócios, onde os recicladores tem acesso a banheiros, cozinha, showroom, brechó, além de espaço para produção de artesanatos e fabricação de vassouras ecológicas com garrafas pet. “A maior vitória disso tudo não é só o fechamento do lixão, mas também dar um local digno de trabalho para os catadores”, disse o prefeito Antônio de Anízio.

Com o Programa, Itacaré se tornou a primeira cidade a desativar um lixão em área de Mata Atlântica no Brasil. Para o Secretário de Meio Ambiente, Marcos Luedy, a ação superou as expectativas: “Cada sorriso nos rostos dos recicladores, é um sorriso em nossos rostos, também. No início foi muito difícil, mas a ideia foi ficando mais forte e as pessoas passaram a acreditar”, disse.

Nos dias do Festival, que ocorrerá na Arena de Eventos do Km 5, em Itacaré, serão instalados Ecopontos e bags no espaço para incentivar o público a realizar o descarte de forma correta. A prefeitura, por sua vez, fará a retirada dos materiais, destinando os recicláveis para o Centro de Triagem e os não recicláveis para o aterro sanitário credenciado no município de Itabuna.

Com a expectativa de receber até seis mil pessoas e cerca de 16h de festa, o Festival de Inverno deve gerar toneladas de resíduos que receberão o tratamento adequado. “Fizemos outros eventos em Itacaré e sempre tivemos os catadores como parceiros. Com o apoio da prefeitura, esse cuidado ecológico fica mais forte e eficaz”, disse Guilherme Ibañes, sócio da Vila Baiana Produções, produtora do Festival.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.